Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Este documento é direcionado aos Clientes que possuem acesso ao sistema na versão Local e desejam realizar a atualização do software.

Para o sistema na versão Web, as atualizações são realizadas em nossos servidores (piscar o olho)


Índice



Atualização do Sistema na versão Local


Para realizar a atualização do software em sua máquina, é necessário primeiramente fechar todas as conexões ativas nas máquinas que têm acesso ao sistema, para que não ocorram danos no Banco de Dados.

Esta atualização é feita diretamente na máquina Servidor do sistema.


Na Máquina Servidor, acesse a pasta "Bsoft Corporativo" localizada no Disco Local (C:) | BsoftSistemas. Dentro desta pasta, dê um duplo clique no executável "BsoftAtualizador.exe" para abrir o Sistema de Atualização. Nele, são relacionados os arquivos disponíveis para atualização e informada a versão e o status atual de cada arquivo.



Antes de iniciar a atualização do Controle de Transportadoras, selecione a opção "Visualizar conexões com o Banco de Dados" no menu do botão "Baixar". Assim, é verificado se alguma máquina ainda permanece com a conexão do sistema ativa.



Para exemplificar, a imagem abaixo mostra 4 conexões ativas. Para fazer a atualização, nesta tela não pode haver nenhuma conexão com o sistema, sendo necessário solicitar aos usuários que fechem suas respectivas conexões. Após encerrá-las, clique no botão "Cancelar" para fechar esta tela.



Com as conexões fechadas, é necessário fazer um backup do banco de dados. Selecione a opção "Realizar backup do Banco de Dados" no menu do botão "Baixar".



Ao realizar este procedimento, é apresentada uma nova tela que permite gravar o backup do Banco de Dados. O caminho padrão para salvar este backup é dentro da pasta do sistema, em "C:\BsoftSistemas\Bsoft Corporativo", porém, caso deseje selecionar outra pasta, clique no botão de indicação de continuidade "(...)" e escolha o diretório.

Neste exemplo, o backup foi configurado para salvar na pasta "BsoftSistemas".



Após finalizar o backup, clique no botão "Baixar". Ao escolher esta opção, o download dos arquivos que possuem atualização disponível é iniciado. Durante o processo de atualização, o status do arquivo é alterado, é exibido o percentual de progresso da atualização e é habilitado o botão “Cancelar Download”. Vale lembrar que, ao utilizar esta opção, sempre é efetuado o download da última versão disponível.

 Assim que o download for finalizado, será possível iniciar o sistema.



Durante a primeira abertura, o sistema pode ficar travado realizando a atualização por vários minutos. Isso é perfeitamente normal.

Para evitar conflito durante o reprocessamento de atualização, não encerre o processo ou permita que outros usuários utilizem o sistema.


Após a atualização, é normal que as 5 primeiras aberturas do sistema sejam mais lentas, pois o Banco de Dados passa por várias verificações de consistência. Deve ser aguardada a primeira abertura do sistema para poder iniciar o "BsoftServidor.exe". Não efetue este procedimento enquanto o sistema está em atualização.


Verificar Atualizações

Para verificar se há alguma atualização disponível para download, acesse o menu Ajuda | Verificar Atualizações | Controle de Transportadoras.


Ao selecionar esta opção, são realizadas as devidas verificações nos arquivos do sistema e é exibida uma mensagem informando se há ou não uma nova versão disponível.


Caso não haja nenhuma versão disponibilizada, é exibida uma mensagem informando que a versão mais recente do sistema está sendo utilizada. Quando for encontrada uma nova versão disponível, é apresentada uma mensagem questionando se o usuário deseja realizar a atualização ou não.



Caso deseje realizar a atualização, basta seguir os procedimentos indicados no item "Atualização do Sistema". Se optar por atualizar posteriormente, clique em "Não".




  • No labels