Importante: a mensagem de erro "Não foi possível comunicar-se com a SEFAZ. Efetue uma nova tentativa mais tarde ou ative o suporte à Emissão em Contingência" pode ser apresentada devido a alguma configuração da máquina, um possível bloqueio na rede ou do antivírus, por problemas no Certificado Digital ou por uma instabilidade momentânea na SEFAZ, não sendo necessário ativar a Emissão em Contingência em todas as ocasiões que ela aparecer.



Se o seu certificado digital é modelo A3 (token ou Leitora com Cartão), primeiramente tente removê-lo da máquina, conectá-lo novamente e reiniciar o sistema antes de efetuar uma nova tentativa de emissão do Documento.


Índice




Emissão através da SVC (Sefaz Virtual de Contingência)



O Servidor Virtual de Contingência (SCV) é um recurso ativado para a SEFAZ quando o servidor Normal utilizado para a validação de documentos apresenta problemas, sendo assim, para emitir documentos nesta modalidade, é necessário que o SCV tenha sido ativado pela SEFAZ.


Por padrão, o sistema Controle de Transportadoras é configurado para realizar a emissão pelo servidor Normal e posteriormente pelo SCV, porém em casos em que o servidor Normal fica muito tempo fora do ar, seja por paralização programada ou por problemas técnicos é interessante ativar o parâmetro para que a primeira tentativa de emissão seja realizada pelo SCV.


Para ativar este modo de emissão no sistema, acesse a tela de Configurações dos Parâmetros Globais da Empresa (menu Cadastros | Configurações | Parâmetros da Empresa), aba CT-e / Minuta de Conhecimento | Configurações do Documento | Regras de Emissão | Configurações de Contingência, e no campo “Ativar suporte a emissão de CT-e em Contingência” selecione a opção “Forçar a emissão em Contingência SVC”.

  • No campo "Tentativa em ambiente Normal após (min)", defina a quantidade de minutos em que o sistema deve efetuar uma nova tentativa de emissão em ambiente Normal. Caso essa tentativa retorne com sucesso, a configuração deve ser alterada de forma automática para o ambiente Normal de emissão.
  • No campo "Ocorrências para manter a Contingência SVC", informe quais ocorrências devem manter o sistema em modo de emissão em Contingência SVC, para que seja realizada uma tentativa de emissão em ambiente Normal, mas caso o retorno da Sefaz seja "Time Out", "Erro Interno" ou "Rejeição" com o código informado neste campo, que as tentativas sigam em SVC. Se retornar um outro tipo de Rejeição, a configuração do campo "Ativar suporte a emissão de CT-e em Contingência" é alterada automaticamente para "Apenas emissão Online (Normal e SVC)".





Emissão através do FS-DA (Formulário de Segurança - Documento Auxiliar)



A Emissão através do FS-DA, ou Formulário de Segurança do Documento Auxiliar, permite a impressão do documento sem que ele seja transmitido aos servidores da SEFAZ, recurso que pode ser utilizado quando não é possível se comunicar com o servidor Normal e com o SVC.

  • Ao utilizar esta forma de emissão, os CT-es precisam ser impressos em Papel Moeda e ficam armazenados apenas no sistema. Assim que resolvido o problema, é obrigatório que o envio para a validação da SEFAZ seja imediato, observando o prazo limite de 168 horas (7 dias) a partir da emissão do documento.


A configuração para a emissão em Contingência através do FS-DA é disponibilizada somente para CT-es.

Para a Emissão de NF-es em Contingência, é efetuada uma tentativa no servidor SVC e, caso retorne algum erro, é feita uma nova tentativa através do FS-DA, de forma automática.



Para ativar este modo de emissão no sistema, acesse o menu Cadastros | Cadastro de Empresas, aba Documentos Fiscais Eletrônicos, e habilite o item "Suporte a emissão em Contingência (FS-DA)".





Não encontrou o que precisava? Clique aqui para solicitar atendimento ao nosso Suporte Técnico.

Horário de Atendimento (Horário de Brasília):

Segunda a Sexta: das 8:00 às 18:00 (exceto feriados| Sábado: das 8:00 às 12:00.




  • No labels